Skip to main content

Municípios

Energias renováveis - valor acrescentado para a sua comunidade

Interessado em envolver-se na transição energética mas não sabe como? Ao mesmo tempo, quer tornar a sua comunidade apta para o futuro, sustentável e moderna? Uma coisa é certa: o seu município pode dar um contributo significativo para a independência energética da Europa.

Um projecto de energias renováveis não é apenas um projecto para produzir energia limpa e verde, mas um verdadeiro projecto comunitário que está no centro de uma interacção de múltiplos intervenientes e de circunstâncias locais complexas.

Actue em conjunto - para a mudança energética na vossa cidade!

Os projectos de energias renováveis não terminam no limite da propriedade, nem terminam com a entrada em funcionamento da central de produção de energia. Trata-se antes de reunir todos os interessados locais numa fase inicial e trabalhar para criar novas sinergias logo desde o início. É por isso que requerem uma visão global e uma abordagem holística. Esforçamo-nos por projectos que tenham êxito sustentável e criem valor acrescentado para todas as partes interessadas. Projectos que estejam de acordo com a visão política dos intervenientes locais e que se enquadrem na direcção estratégica da região. Por conseguinte, consideramo-nos como um parceiro sustentável e a longo prazo para os intervenientes locais – municípios, freguesias e outras entidades, bem como proprietários de terrenos privadas, grupos de interesse e cidadãos.

 

Benefícios para a sua comunidade:

Geração de benefícios económicos e fiscais

Uma central de produção de energia verde contribui significativamente para o desenvolvimento local através de:

  • Arrendamento: Os terrenos em que são construídas turbinas eólicas ou parques fotovoltaicos são arrendados aos proprietários, que recebem em troca uma atractiva compensação financeira.
  • Criação de Emprego e outros benefícios: Os municípios recebem outros benefícios contemplados na lei para as centrais de produção de energia renovável.
  • Criação de empregos e actividades económicas locais, em fase de desenvolvimento, construção e operação do projecto promovendo o desenvolvimento local e social da região.
  • Investimento local: Damos às comunidades locais a oportunidade de participar directamente no desenvolvimento, construção e operação das nossas centrais eléctricas, investindo nas empresas do projecto. Desta forma, as autoridades locais têm a oportunidade de se tornarem elas próprias produtoras de energia verde.
  • Valorização do território: Envolvemo-nos sistematicamente em iniciativas comunitárias, ambientais, educativas e desportivas nas nossas áreas de projectos e desenvolvemos ferramentas de comunicação adaptadas ao território em parceria com as autoridades locais.

Como vai ser a nossa cooperação?

Projectos que fazem parte de uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo para o seu município:

Os dirigentes municipais são intervenientes-chave na transição energética, uma vez que têm de preparar documentos de planeamento que implementem os objectivos de combate às alterações climáticas e preservação da biodiversidade. Os nossos projectos podem contribuir para as vossas acções em prol do clima e antecipar uma visão a longo prazo para o desenvolvimento das energias renováveis nas vossas comunidades. Tenha os assuntos nas vossas próprias mãos! Queremos saber mais sobre a sua visão, as necessidades da sua comunidade e as áreas que considera mais adequadas para o desenvolvimento destes projectos.

Cooperação sustentada para benefícios mútuos

O nosso objectivo é envolvê-lo no desenvolvimento destes projectos desde o início, mantendo um diálogo contínuo, quer em reuniões informais, com decisores políticos, quer em reuniões públicas. Todas as decisões importantes são discutidas convosco. Apoiamo-lo desde o início até ao fim da cadeia de valor, com particular atenção aos cenários de desmantelamento de turbinas eólicas  os quais podemos adaptar às suas necessidades.

Gostaria de beneficiar de um projecto de energias renováveis na sua comunidade? Utilizar terrenos desfavorecidos ou áridos? Investir na transição energética?

 

Contacte-nos