Skip to main content

Responsabilidade Social das Empresas

Sustentabilidade como uma atitude básica

Na Q ENERGY, acreditamos na qualidade holística e na sustentabilidade. Para nós, a sustentabilidade não é uma tendência passageira, mas a base de apoio sobre a qual a humanidade deve construir a sua economia, a sua sociedade e, em última análise, a vida de amanhã hoje.

É por isso que estamos a concentrar o nosso empenho em fornecer este novo mundo de forma holística com energia limpa e sustentável a partir de fontes renováveis. Mas não se fica por aí. Também acreditamos na qualidade e na sustentabilidade nas nossas relações - com os nossos clientes, parceiros e trabalhadores, com a sociedade como um todo e especialmente com a natureza e o ambiente. O respeito mútuo, a confiança e um forte sentido de responsabilidade uns pelos outros e pelo mundo em que vivemos são particularmente importantes para nós.

Neste contexto, os nossos gestores de sustentabilidade trabalham incansável e continuamente para melhor cumprir a nossa responsabilidade como empresa nos domínios económico, ambiental e social.

Trabalhar em conjunto

A nossa empresa-mãe Hanwha Solutions e o Grupo Hanwha no seu conjunto estão empenhados nos princípios da sustentabilidade e são firmes apoiantes dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Grupo Hanwha concentra-se nos objectivos que podemos influenciar directamente através das nossas actividades empresariais e sociais: SDG 7 (Energia Económica e Limpa), SDG 12 (Consumo e Produção Responsável), SDG 13 (Acção Climática), SDG 15 (Vida na Terra) e SDG 17 (Parceria para os Objectivos).

Como membro do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), a Hanwha Solutions subscreve os seus 10 princípios, incluindo direitos humanos, normas laborais, ambiente e anti-corrupção. Estamos a integrar estes princípios nas nossas práticas empresariais e a defendê-los como valores fundamentais para o nosso crescimento sustentável.

A Q ENERGY está empenhada em fornecer energia limpa à humanidade, bem como um futuro habitável a muitos outros níveis. Por exemplo, trabalhamos de perto com o Centro de Responsabilidade Social da Hanwha em vários projectos e também nos empenhamos nas nossas próprias iniciativas. No futuro, institucionalizaremos as nossas actividades nas áreas da sustentabilidade e ESG (Ambiente, Social, Governança) através de uma unidade organizacional separada dentro da Q ENERGY Solutions SE e assim reforçá-las ainda mais.

Iniciativas de RSE

 

Março 2022

Campanha de angariação de fundos para "Aktionsbündnis Deutschland hilft" para as vítimas da guerra na Ucrânia

Como parte de uma campanha de angariação de fundos por trabalhadores e empresas em benefício da "Aktionsbündnis Deutschland hilft" para as vítimas da guerra na Ucrânia, a empresa duplicou a quantia doada pelos trabalhadores. O dinheiro vai para projectos de ajuda geridos por várias organizações tais como Arbeiter Samariter Bund e.V., Care Deutschland e.V., Johanniter Unfallhilfe e.V., World Vision Deutschland e.V. ou Kinderhilfswerk Stiftung Global Care e.V. Estas entidades fornecem água potável, alimentos, vestuário e artigos de higiene, garantem cuidados médicos e psicossociais de emergência, organizam transportes e evacuações bem como a expansão de abrigos de emergência.

Fevereiro de 2022

Nuncats - Apoio à primeira estação de carregamento de aviões eléctricos ligeiros do Reino Unido

Storage

A Nuncats é uma Empresa de Interesse Comunitário (CIC) que visa fornecer um fornecimento fiável de aviões eléctricos ligeiros a algumas das comunidades mais remotas do mundo. Com isto em mente, com o apoio da NUNCATS, a primeira estação de carregamento de aviões eléctricos do Reino Unido foi instalada no aeródromo da pequena aldeia em East Anglia pela Renenergy, uma empresa de desenvolvimento de energia renovável. Com 33 painéis solares Q.PEAK DUO L-G8 da nossa empresa irmã Qcells instalados no hangar, é também a primeira estação de carregamento alimentada por energia solar para aviões eléctricos na Europa.

 

2020 e em curso

Limpar o Mekong

No Vietname, juntamente com o Grupo Hanwha, estamos a fazer esforços específicos para resolver os graves problemas ambientais do país. Para a campanha Clean Up Mekong, doámos dois barcos movidos a energia solar que utilizam sistemas de transporte eléctricos para recolher os resíduos flutuantes que obstruem a superfície do rio Mekong. Também realizámos uma campanha nos meios de comunicação social para sensibilizar o público para os perigos colocados por estes resíduos flutuantes.

Os barcos movidos a energia solar trabalham em turnos de seis a sete horas, sete dias por semana, sem emitir emissões de carbono. Juntos, eles podem recolher 400 a 500 kg de resíduos diariamente. Esta é uma melhoria significativa em relação à forma anterior de recolha de resíduos. Anteriormente, os voluntários recolhiam manualmente os resíduos em redes enquanto andavam em barcos movidos a diesel que emitiam fumos de escape e descarregavam líquidos no rio.

Entretanto, a campanha dos meios de comunicação social atraiu muita atenção do público. O conteúdo publicado no Facebook já foi visto mais de 4,34 milhões de vezes. No YouTube, um vídeo que explica o impacto global da poluição do Mekong tornou-se viral e foi visto mais de 13,5 milhões de vezes.

2011 e em curso

Floresta Solar Hanwha

Solar

A iniciativa "Hanwha Solar Forest" do grupo ao qual pertencemos, o Grupo Hanwha, é uma campanha global para combater as alterações climáticas, a poluição atmosférica e a desertificação através do reflorestamento das florestas perdidas devido à desflorestação e à limpeza das florestas. Até à data, mais de meio milhão de árvores foram plantadas na Mongólia, China e Coreia do Sul.

Também utilizámos a nossa experiência na indústria da energia solar para estabelecer o primeiro viveiro de mudas do mundo alimentado exclusivamente por energia solar. Anteriormente, as campanhas de reflorestação dependiam paradoxalmente dos combustíveis fósseis para alimentar viveiros de plântulas. A nossa solução amiga do ambiente foi citada como uma melhor prática pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).

A campanha não só serve para rejuvenescer o ambiente, como também permite às pessoas deslocadas regressar às suas casas originais e construir novas vidas.